Parceiro

Type Here to Get Search Results !

Black Friday - 10 dicas para ter um consumo saudável

0
Black Friday - 10 dicas para ter um consumo saudávelAmanhã acontece a Black Friday, que é aguardada cada vez mais pelos consumidores ao longo do ano. Inclusive, se comparado ao Natal, o volume de venda pode até ultrapassar, já que muitos aproveitam esse período para comprar com preços muito menores que os normalmente praticados. Mas todo cuidado é pouco na hora de fazer as compras pela internet. Por isso, Daniel Lessa, CEO do Vigia de Preço, extensão instalada no navegador que analisa os melhores preços, listou 10 dicas para não cair em nenhuma fraude.

1 - Evite os sites que o Procon já sabe que dão problemas:
Na hora de comprar, é sempre bom antes dar uma olhada na lista do Procon-SP. Eles sempre deixam uma lista de lojas que o consumidor de ficar de olho. São lojas que tiveram reclamações, não respondem ou não foram encontradas, o que pode indicar farsa. Basta acessar a URL http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

2. Desconfie de preços baixos ou de lojas desconhecidas:
É sempre bom prestar atenção em produtos com preços abaixo do normal. Pode claro ser um erro de cadastro ou má fé. Mas é impossível alguém vender um iPhone 8, que em média custa R$3.100,00, por metade do preço. Então, se encontrar algum iPhone 8 por R$1.500,00, ou ele é usado ou é uma pegadinha. Desconfie e fique com sua atenção redobrada.

3. Reputação da loja:
Olhe a reputação de uma loja sempre que não conhecer a mesma. Para isso, existem sites como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br. Neles, basta digitar o nome do estabelecimento no campo de busca.

4. Use um Assistente de Compras:
O Assistente de Compras são extensões que podem ser instaladas no seu navegador. O assistente faz todo o trabalho, informa quais produtos baixaram de preço e quais estão pela metade do dobro. E geralmente ainda possuem testadores de cupons e muito mais. Um dos mais conhecido hoje em dia é o Assistente do Vigia de Preço, que pode ser encontrado no site  https://vigiadepreco.com.br/

5. Compare o preço do produto:
Compare sempre o preço entre os produtos e lojas. Muitas vezes é possível achar o mesmo produto mais barato em outra loja. E fiquei de olho nas promoções de última hora. Durante a Black Friday, muitas lojas gostam de subir promoções de hora em hora.

6 - Se ligue nos horários:
Muita gente não sabe, mas em especial nos e-commerces (lojas online), os sites atualizam antes mesmo da própria sexta-feira. As vezes 20h, outras 18h. Inicialmente, isso acontecia para surpreender o concorrente e conseguir a venda no impulso do usuário com uma baixa de preço.

7. Cuidado ao fazer compras em redes públicas:
É uma dica mais geral, mas também vale para a Black Friday: cuidado ao fazer compras em redes públicas, uma vez que você precisa inserir informações sensíveis no navegador, como dados de cartão de crédito. Em tempos de KRACK, todo cuidado é pouco na hora de usar redes Wi-Fi que não sejam a da sua casa.

8 - Histórico de preço:
Quando você entra na loja e acessa o produto desejado, automaticamente se estiver usando uma extensão ela irá apresentar informações sobre aquele produto, se o mesmo está ou não com um bom preço naquele momento. Assim, você pode escolher por compra-lo, esperar, ou marcar um alerta para ser avisado quando aquele produto chegar ao valor que você deseja pagar por ele. IMPORTANTE: o ideal é você sempre marcar um alerta baseado no histórico daquele produto, pois ele pode nunca chegar ao valor desejado, caso ele não esteja em conformidade com a realidade.

9 - Produtos que esgotam e devolução:
Uma dica muito importante é olhar nos sites que informam o estoque se o volume de produtos é grande ou não. Se não for, corra porque a promoção pode acabar. Um exemplo são as passagens áreas e pacotes de viagem. Como a Black Friday extraoficialmente começa nas últimas horas de quinta-feira, dia 22, fique atento. Esse tipo de serviço pode ser esgotado rapidamente, de acordo com a procura que se há nesta data.

10 - Não compre por impulso na Black Friday:
Se for possível, faça uma lista dos produtos que realmente deseja comprar, já comece a anotar os preços atuais dos produtos e compare antes de comprar. Boas compras.

Dica extra: Lembre-se também de ler as letras pequeninas. As lojas não são obrigadas a aceitar a troca ou devolução de um produto sem defeito, ainda que muitos comerciantes o façam por cortesia ou para fidelizar o cliente. Assim, pense sempre bem antes de comprar, principalmente calçados, vestuário e outros tipos de produtos com um processo de comprar mais complexo.

Postar um comentário

0 Comentários

Top Post Ad

Below Post Ad