Parceiro

Type Here to Get Search Results !

Ligações telefônicas que tiram nossa paciência

0
Alô, alô...”. O silêncio do outro lado da linha se repete várias vezes ao dia. As chamadas mudas, que caem assim que são atendidas, podem parecer até brincadeira de mau gosto, mas trata-se de uma nova estratégia de telemarketing. Sem conseguir descobrir qual é a origem da chamada, a vendedora Maria Nogueira, de 59 anos, decidiu deixar o telefone fixo direto na secretária eletrônica todas as manhãs.
— Eles ligam várias vezes, em horários diferentes. Mesmo em feriado recebo essas ligações nas quais ninguém fala nada — reclama a vendedora: — Tem horas que prefiro não atender para não perder meu tempo.
Alvo frequento dessas ligações, a relações públicas Beatriz Limeira, de 24 anos, adotou outra estratégia: passou a ligar para os números marcados no seu telefone para tentar descobrir as empresas por trás das chamadas. Mas não teve sucesso.
— Já tentei retornar para pedir a exclusão do meu número do cadastro, mas as chamadas para estes contatos nunca são completadas — conta ela.
A dificuldade em identificar a origem dessas ligações é que por trás delas não estão pessoas, mas robôs, explica Rafael Zanatta, especialista em Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo ele, esta estratégia de telemarketing, fortemente usada nos Estados Unidos na década passada, está se intensificando agora no Brasil:
— Apelidado de “ligações por robôs”, o sistema tem como objetivo maximizar o número de chamadas a baixo custo para a empresa que faz a ligação.
A mecânica do sistema é a seguinte: um disparador automático pega grande quantidade de números de telefone e faz as chamadas. Quando o primeiro consumidor atende, as outras ligações são desarmadas. Por isso, ninguém responde ao contato. O sistema vale tanto para casos em que um atendente vai entrar na linha, quanto para as publicidades nas quais gravações, algumas com a voz de celebridades, oferecem produtos ou serviços.

Postar um comentário

0 Comentários

Top Post Ad

Below Post Ad