Parceiro

Type Here to Get Search Results !

Por quanto tempo podemos manter uma garrafa de vinho aberta?

0

Por quanto tempo podemos manter uma garrafa de vinho aberta?

As garrafas e vinho geralmente possuem uma quantidade que é suficiente para duas pessoas, mas às vezes é comum faltar um pouco de vinho e surgir a necessidade de abrir uma outra garrafa. Quando isso acontecer não deixe seu vinho estragar, beba-o no dia seguinte.


É importante dizer que um dos responsáveis por estragar o vinho, nesse caso, é o oxigênio. O vinho depois de aberto, e sem o conservante que existe entre a rolha e o vinho, começa a oxidar e perder qualidade a curto prazo. É importante dizer também que quanto melhor o vinho, mais tempo ele resiste ao efeito do oxigênio e em alguns casos pode durar muito depois de aberto. Mas convenhamos, abrir um vinho muito bom e não toda a garrafa é um pecado e você não vai arriscar, vai?

Afinal, posso guardar um vinho por mais tempo?

Pode sim, mas você vai precisar de alguns cuidados. O primeiro conselho e o mais comum, usado em restaurantes que servem vinhos em taça, são aquelas bombinhas de vácuo. As bombas retiram o ar de dentro da garrafa, fazendo com que o vinho dure mais. Mas ainda assim, que você só consegue aproveitar até o terceiro dia depois de aberto e com muita perda de qualidade. Essas bombas de vácuo funcionam muito bem, mas quanto mais fresco e mais delicado o, maiores são os danos.

A outra maneira, muito pouco convencional e que dá muito certo, é ter sempre uma meia garrafa de vinho vazia em casa. Devidamente lavada, você deve despejar o restante do vinho nessa meia garrafa vazia e tampá-la com a mesma rolha do vinho que você acabou de abrir. É importante deixar o mínimo de espaço entre a rolha e o vinho. Sem oxigênio ou com o mínimo possível, o vinho irá durar muito mais e você poderá aproveitar sua outra metade em outro dia sem problemas.

Quanto tempo posso manter um vinho fortificado depois de aberto?

Os vinhos fortificados, principalmente os vinhos do Porto e os Jerez, são vinhos que aguentam mais tempo depois de aberto, podem durar fácil por um mês. Mas se o Porto for Vintage, aqueles com a safra, a regra não se aplica. Em geral, esses vinhos são tratados como vinhos secos normais (tranquilos). Embora sejam para acompanhar a sobremesa, como os Portos Tawny e Rubi, os Vintages são para abrir e beber a garrafa toda, o que não é nenhum sacrifício.

E os espumantes, quanto tempo duram depois de abertos?

Para os espumantes você deve ter uma tampa específica, uma que trava no gargalo da garrafa, não deixando a pressão expulsá-la. Mas o critério é o mesmo, depois de aberto, você tem que beber no máximo até o dia seguinte. Ele ainda vai estar bom, mas com muito menos perlages (as bolhinhas). No caso dos espumantes aquela dica da meia garrafa não funciona.

Um blog com notícias selecionadas para você

Postar um comentário

0 Comentários

Top Post Ad

Below Post Ad