Psicologia profissão com futuro

Psicologia profissão com futuro

Se você tem uma afinidade com a área humanas/biológicas, vale a pena procurar saber um pouco mais sobre Psicologia, um curso interessante e com um mercado que tem crescido muito nos últimos anos. Hoje, apresentaremos o mercado de Psicologia ao leitor, explicando porquê ela é considerada uma das profissões do futuro.
Mostraremos como a profissão evoluiu ao longo do tempo e quais são os papéis desempenhados pelos profissionais hoje. Apontaremos qual é o perfil desejado para trabalhar com Psicologia e as perspectivas desses profissionais no mercado de trabalho.


Você acabou de concluir o Ensino Médio e está em dúvida sobre qual carreira seguir? Entenda porquê a Psicologia é uma das profissões do futuro!

Como é o curso de graduação?

O estudante de Psicologia estuda a área psíquica e comportamental do ser humano. Com mecanismos para analisar as emoções, ideais e valores, ele aprende a diagnosticar e prevenir doenças mentais, além de estabelecer tratamento para várias delas. Tudo isso sem falar nos distúrbios emocionais e até de personalidade.
O ideal é que o profissional formado guie o paciente a identificar quais são as causas desses problemas e é justamente isso que o estudante aprende a fazer durante a graduação. Também são discutidas técnicas para evitar comportamentos que podem deteriorar a qualidade de vida e os relacionamentos dos envolvidos.
O curso conta com uma grande gama de matérias que são muito profundas, sendo algumas obrigatórias e outras optativas. Algumas faculdades também permitem que o estudante preste atendimentos à comunidade carente ao redor, dando um viés mais prático e real do curso. Vale lembrar que depois de formado, o profissional deve se registrar no Conselho Regional de Psicologia para conseguir exercer a profissão.

Qual é o mercado?

Com um grande crescimento da população e uma melhora na distribuição de renda, muitas pessoas passaram a optar por um acompanhamento psicológico nos últimos anos. Justamente por isso, a Psicologia se firmou como uma área com grande margem para expansão, sendo esse o motivo que faz com que seja uma das profissões do futuro.
O profissional formado também pode atuar no setor público, em escolas, hospitais e postos de saúde. Outra área que cresceu muito e se firmou nos últimos anos é o acompanhamento e orientação educacional nas escolas, para estudantes que não sabem que carreira seguir, e nos setores de Recursos Humanos das empresas. Nesse último caso, o profissional é responsável por recrutar, desenvolver e estabelecer um bom clima na empresa.
Existem também áreas mais atípicas, como a neuropsicológica e não poderíamos deixar de falar da área acadêmica, em que o estudante opta por seguir como pesquisador e professor.

Como a profissão evoluiu?

Como falamos, o profissional pode atuar em diversas áreas, mas a Psicologia clínica ainda é a mais comum. Nesse caso, o profissional trabalha atendendo pessoas que buscam o autoconhecimento ou a lidar melhor com as emoções, dando suporte a elas, por meio da clínica ou da terapia.
Outra área que cresceu muito e se firma como uma grande tendência é a Psicologia esportiva, em que o profissional orienta e prepara os atletas para as competições e demais atividades. Além disso, a Psicologia social é outra área em franca expansão, atuando em asilos, com crianças e adolescentes e em penitenciárias, elaborando programas de desenvolvimento para essas pessoas.
Portanto, como você pode perceber, a área segue evoluindo e descobrindo outras possibilidades de atuação.

Qual é o perfil ideal?

Com tantas áreas de atuação como o curso de Psicologia, é difícil falar sobre um perfil específico, afinal de contas, os locais são totalmente diferentes e existe oportunidade para todo tipo de perfil.
O ideal é que a pessoa tenha um bom sentimento e goste de se relacionar, afinal de contas, psicologia lida com gente e com a forma como as pessoas se relacionam. As pessoas com intuição e sensibilidade mais afloradas também podem ter mais facilidade em entender e compreender o contexto e as dificuldades dos outros.

0 Response to "Psicologia profissão com futuro"

Postar um comentário

Deixe sua opinião


Amazon

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel 600