loading...
Petrobras inicia contratação de 3 plataformas para Búzios

Petrobras inicia contratação de 3 plataformas para Búzios

Petrobras inicia contratação de 3 plataformas para BúziosA Petrobras informou que sua Diretoria Executiva aprovou nesta sexta-feira o início dos processos de contratação de três novas plataformas do tipo FPSO para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, sendo que uma delas será a unidade com maior capacidade de produção do país e uma das maiores do mundo.

As três novas plataformas fazem parte do Plano de Desenvolvimento do mega campo de petróleo, que prevê um total de doze unidades instaladas até o final da década.
“Ao término da fase de desenvolvimento, é esperado que o campo de Búzios produza mais de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), tornando-se o maior ativo de produção da Petrobras”, disse a empresa.
Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios, que respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras —a extração de petróleo da empresa no Brasil somou 2,245 milhões de barris ao dia no segundo trimestre.
As três novas unidades serão as primeiras contratadas após a aquisição dos volumes excedentes da cessão onerosa do campo de Búzios, em novembro de 2019, em parceria com as companhias chinesas CNOOC Petroleum e CNODC —no leilão, a Petrobras pagou 61,4 bilhões de reais em bônus de assinatura.
A primeira das três novas unidades, cujo início da contratação foi aprovado, será o FPSO Almirante Tamandaré com entrada em produção prevista para o segundo semestre de 2024.
Segundo a estatal, esse FPSO será afretado com capacidade de processamento diário de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás, e será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil.
A informação confirma reportagem da Reuters publicada no início do mês sobre a contratação da unidade.
Plataformas deste tipo e tamanho —em formato de navio, que armazena e descarrega petróleo, muito usada para campos em águas profundas— podem custar entre 2,5 bilhões e 3 bilhões de dólares para serem construídas.
Em geral, a empresa vencedora de licitações constrói a plataforma e fecha contrato de arrendamento com a Petrobras por 15 a 20 anos, e as taxas podem chegar a até 1 milhão de dólares por dia.
Segundo a Petrobras, Búzios possui os seis poços com maior produção de petróleo do país, e a “alta produtividade do campo justifica a instalação de FPSOs de maior porte”. (Com agência Reuters)


Um blog sobre: Política, empregos , economia e famosos

0 Response to "Petrobras inicia contratação de 3 plataformas para Búzios"

Postar um comentário

Deixe sua opinião


Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

loading...

Iklan Tengah Artikel 2

loading...

Iklan Bawah Artikel 600