loading...
Viagens virtuais: conheça o mundo sem sair de casa

Viagens virtuais: conheça o mundo sem sair de casa

Viagens virtuais: conheça o mundo sem sair de casa

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis à atividade turística em todo o mundo. 


No Brasil, o setor une vozes por meio da campanha que propõe ao consumidor o adiamento das viagens para dar a perspectiva de um novo horizonte às empresas. Muitos destinos e atrações turísticas embarcaram na ideia e criaram campanhas para inspirar os viajantes nesse momento – além de oferecer suporte ao trade.  Conheça algumas delas:
#CANTSKIPHOPE
Portugal adaptou sua campanha de promoção turística para pedir aos viajantes que adiem seus sonhos. “Fomos feitos para estarmos juntos e juntos somos mais fortes. Mas hoje, separados, estamos mais unidos do que nunca”, diz o narrador, enquanto imagens mostram paisagens diversas do país europeu, captadas antes da quarentena. “Natureza e monumentos não irão a lado nenhum. Vão ficar ali, quietos, à espera de um momento melhor para serem vividos. É tempo de respeitar e entender nossos tempos. Quanto mais rápido pararmos, mais cedo voltaremos a estar juntos.”
#KEEPCALMANDWASHYOURHANDS
A Grã Bretanha também se mostrou comprometida em compartilhar virtualmente suas grandiosas atrações turísticas. “Nesses tempos de incerteza, à medida que o mundo lida com uma pandemia global, entendemos o quão difícil será esse período”, diz Malcolm Griffiths, diretor do Visit Britain para o Brasil. O órgão publica filmes, séries e playlists britânicas pelos canais oficiais nas mídias sociais (@lovegreatbritain), além de promover um quiz semanal. “Esperamos te receber em breve na Grã Bretanha. Enquanto isso, ‘keep calm and wash your hands’”, finaliza o executivo.

#BARCELONAVISITSYOU
O Turismo de Barcelona destaca que está intensificando as ações de apoio ao trade mundial, capacitando negócios locais e inspirando viajantes de todos os mercados. Entre as ferramentas e recursos, a organização destaca a campanha disponibilizada pelas redes sociais que reúne imagens da cidade com informações em cinco idiomas (inglês, francês, chinês, espanhol e catalão). “Durante o período de confinamento, será Barcelona que visitará seus seguidores para mostrar todos os tesouros que os esperam quando puderem voltar a viajar”, informa.
#IMAGINEERINABOX
A Disney oferece o inédito Imagineer in a Box, programa gratuito que destaca o trabalho dos Walt Disney Imagineers – responsáveis por transformar a magia em realidade nos parques do grupo. A série traz vídeos e estudos de caso para estimular as pessoas a projetar suas próprias experiências de diversão. “Estamos empolgados em compartilhar maneiras exclusivas pelas quais ciência, tecnologia, engenharia e matemática podem ser combinadas com criatividade e design”, diz Josh Gorin, executivo de desenvolvimento criativo e um dos anfitriões do programa criado em parceria com Khan Academy e Pixar.
#VOUFICAREMCASA
A cidade argentina de Bariloche lançou a campanha para incentivar a população a se proteger da Covid-19. A intenção é evitar a disseminação e propagação da doença. A ação destaca o turismo virtual por meio de um hotsite intitulado “A gente se vê em breve”. A página contém vídeos de eventos passados, palestras e outros materiais para apoiar as atividades em quarentena – inclusive desenhos para download para entreter os pequenos.

Destinos na palma da mão

Por meio da tela de qualquer dispositivo com acesso à internet é possível viajar o mundo, no entanto, diante do cenário atual, projetos já em andamento ganharam força e novos surgiram para oferecer imersão 360° em atrativos e estabelecimentos, seja com o street view, Lens Culture do Google ou software próprio. Empresas como a Regent Seven Seas ou a estação de ski Portillo oferecem até tours em suas dependências. O intuito é permitir ao viajante um vislumbre da experiência. Confira a lista de destinos e atrativos que seguem essa linha de promoção.
  • Alemanha
Se você sonha em conhecer ou voltar a Alemanha, a iniciativa #DiscoverGermanyFromHome é a melhor opção. Por meio das redes sociais, o Centro de Turismo Alemão (DZT), apresenta conteúdo informativo, cultural e imersivo de 16 estados. Pontos turísticos como o Museu do Antigo Oriente Próximo e o Museu de Arte Islâmica, Altar de Pérgamo e a Coleção de Antiguidades Clássica estão disponíveis por meio da plataforma Lens Culture.
Para os amantes de música, no site oficial há transmissões diárias até 29 de abril, da Ópera Estatal de Berlim (Staatsoper Unter den Linden). O Museu de Beethoven (Beethoven House Bonn) celebra os 250 anos do artista com o tour virtual pelas salas de exposições, coleções digitais, literárias e guias de áudio. Em Bonn, cidade natal do artista, o Bundeskunsthalle, exibe on-line a exposição “BEETHOVEN.Welt.Bürger.Musik” com exemplares de sua obra.
  • Chicago (Estados Unidos)
Em Chicagoland é possível encontrar estruturas projetadas por Frank Lloyd Wright, incluindo dois locais que são Patrimônio Mundial da Unesco,  o Unity Temple de Oak Park e a Frederick C. Robie House
  • Ilha da Madeira
Em Portugal, a Ilha da Madeira disponibiliza no site Madeira All Year  informações sobre o destino, além do acesso a 11 mostras nos Museus da Madeira. Há ainda, fotografias de paisagens como piscinas naturais, montanhas, trilhas, praias e flrestas no Flickr e no Instagram. O destino lançará em sua conta no Youtube, 11 vídeos para apresentar experiências e atrações.
  • Ilhas Seychelles (Àfrica)
Nas lhas de Ilhas Seychelles, fotos e vídeos 360° de Mahé, Praslin e La Digue mostram as belezas naturais banhadas pelo Oceano Índico. O conteúdo contempla trilhas, mergulhos, tirolesas e passeios de jet ski, com destaque para de Anse Lazio, localizada na ilha de Praslin e o Vallée de Mai, Patrimônio da Unesco.
  • Itália
De casa é possível conhecer atrativos na Piacenza, como o Domo pintados por Guercino na Catedral da cidadeMuseus Palazzo FarneseGaleria Ricci Oddi e o Museu de História Natural.
Em Parma, o destaque é o Festival Verdi Immersive 360°, a Reggiane Urban Gallery e a Coleção Maramotti. Outra opção é Bologna com o Discover Baroque Art e a Universidade de Bologna. Em Ferrara há o Museu Arqueológico Nacional de Ferrara, o Museu Nacional do Judaísmo Italiano e o Shoah. Já em Ravena, encontra-se um dos monumentos da Unesco. E no site de turismo da cidade de Rimini há quatro itinerários diferentes.
  • Kissimmee
Por meio do site oficial de Kissimmee é possível conhecer diversas atrações como o Universal Studios Florida Virtual TourUniversal’s Islands of Adventure Virtual TourOld Town KissimmeeFun Spot Kissimmee e muito mais. Fotos e vídeos ressaltam a cultura, fauna, flora e tradições da cidade.
  • Maceió (Brasil) – No estado de Alagoas, a campanha “Maceió até você” ressalta ferramentas para desenvolver roteiros, visualizar filmes alagoanos, músicas regionais, obras literárias e pontos turísticos em sua plataforma digital.
  • Orlando (Estados Unidos)
Com 20 atividades virtuais, a capital mundial dos parques temáticos oferece também transmissões no Facebook a partir de uma montanha-russa, queima de fogos no Castelo da Cinderela ou uma tirolesa sob jacarés. Orlando destaca em seu blog, os mais concorridos atrativos além de um city tour.
No Walt Disney World o destaque é o passeio no Runaway Railway de Mickey e Minnie e o Star Wars: Rise of the Resistance. Já no Universal Orlando Resort, a mágica acontece no The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley com vídeos 360°, além do city walk.
Tem ainda o Legoland Florida Resort que permite explorar virtualmente as voltas da montanha-russa the Dragon. Outros atrativos são o rio sinuoso no jardim do Four Seasons Resort Orlando no Walt Disney World Resort; Lake Eola Park;e o Aquatica’s Roa’s Rapids. Para quem gosta de atrações com animais, na Gatorland’s School of Croc fará transmissões no Facebook às 10h da manhã (horário de Orlando) mostram curiosidades de cobras, codilos, jacarés e lagartos. No período vespertino vídeos no Youtube também estarão disponíveis.
O Central Florida Zoológico apresenta os habitats dos animais por meio de lives diárias no Facebook. Tem também a opção de conhecer uma colônia de pinguins na Antártica do SeaWorld’s Antarctica: Empire of the Penguin. Quem gosta de atividades radicais vai se divertir com o paraquedismo indoor no Ifly Orlando e do circuito da Andretti Indoor Karting & Games.
Na linha educacional, as produções Imax estão disponíveis para no Vimeo, tem ainda lives no Kennedy Space Center e estudos de caso no Disney Imagineers, além de tutoriais de desenho. Dá também para explorar as galerias dos museus Charles Hosmer Morse Museum of American Art, em seu no site, receber recomendações e informações sobre filmes na página do Facebook do Enzian Theater e ouvir apresentações musicais na Timucua Arts Foundation.
  • Parque das Neblinas (Brasil)
Em Suzano (SP), o Parque das Neblinas oferece um tour 360° em vídeos de realidade virtual. As atrações incluem um mirante, passeio de canoagem no rio Itatinga e observação da fauna e flora. Há ainda uma playlist com sons de animais.
  • Roteiros de Charme (Brasil)
No Brasil um dos destaques são os hotéis da Roteiros de Charme. Localizados entre três estados, oferecem opções para quem quer relaxar, como a Pousada Mirante da Colyna, em Monte Verde (MG), aproveitar a praia na Pousada do Capitão em Ilhabela (SP), ou entrar em contato com a região serrana, como no Parador Lumiar (RJ).
  • Uruguai
No Youtube o acervo com mais de dois mil vídeos do Ministério de Turismo do Uruguai destaca a cultura, tradição, língua, curiosidades e atrativos culturais do país. Com grande parte do conteúdo audiovisual legendado em português, ao longo de dez anos o UruguayNatural.tv proporciona ao viajante a experiência de conhecer o destino sem sair de casa.
  • Viena (Àustria)
Na Áustria, Viena destaca as produções musicais por meio da ópera Wiener Staatsoper, além de tours virtuais, estrutura cultural e particularidades naturais. O photo.vienna.info oferece um acervo de imagens para download e informações tursíticas.

Acervo liberado

Museus de todo o planeta também incluíram em seus sites a opção de visitas virtuais aos acervos. Uma das ferramentas disponíveis é o Era Virtual, o qual possui 24 museus nacionais, oito exposições e oito pontos turísticos considerados patrimônios culturais. Obras de Raffaello Sanzio, pintor renascentista italiano estão disponíveis no Musement, em celebração aos 500 anos de sua morte. O endereço virtual oferece também a venda ingressos para museus nacionais e internacionais.
Veja algumas opções no Brasil e mundo afora

Produções literárias e cinematográficas

Outra forma de viajar é mergulhar no conteúdo literário de vários gênero, assuntos e anos de lançamento. Veja alguma opções, tanto ficcionais quanto baseadas em fatos.
Geórgia (Estados Unidos)
A Swan House, conhecida por aparecer em Jogos Vorazes: Em Chamas e pertencer ao presidente Snow foi o local onde Margaret Mitchell escreveu o livro E O Vento Levou que também virou obra no cinema. Além deste cenário, a Geórgia foi local de grandes produções como: tranger Things, Ozark, The Walking Dead, Sharp Objects, Queer Eye for the Straight Guy. Confira a lista de produções.
Jordânia
O que os filmes Wadi Rum Photo by Rita on Unsplash, Indiana Jones e a Última Cruzada e Lawrence da Arábia têm em comum? Todos Foram filmados em paisagens da Jordânia. Outros sucessos como Perdido em Marte e Rogue One: Uma História Star Wars também foram produzidos no destino.
Cenário de várias produções do cinema e televisão, a Noruega destaca-se em quatro nomes, são eles:
  • Vikings, obra que aborda o povo nórdico do século VII contempla vários cenários da Noruega;
  • Lilyhammer, criada pela Netflix fala sobre a mudança de um mafioso nova-iorquino e o impacto que causa em uma pacata cidade da Noruega;
  •  A animação da Disney Frozen, que relata a relação de duas irmãs em uma jornada por cenários noruegueses a fim de salvarem o reino de Arendelle;
  •  Pequena Grande Vida, o filme conta a história de uma invenção norueguesa para encolher humanos. Atuam na obra Matt Damon, Kristen Wiig, Neil Patrick Harris, Laura Dern.
Os livros Gólem, de Gustav Meyrink, e o romance policial The Mill of Mummies, de Petr Stančík proporcionam pistas para um tour em Praga seguindo a trama do personagem principal. Outras opções são o The Violinist in Prague, de Michael Crane, publicado em 2010, e Star Hour of the Assassins, de Pavel Kohout, publicado em 2006.
Uma viagem pela história da Segunda Guerra Mundial está presente em O Dinheiro de Hitler, de Radka Denemarková, que aborda os judeus alemães na Tchecoslováquia após a Segunda Guerra Mundial. Outras sugestões são:
  • Sweets from My Childhood, de Dominika Dery (1936);
  • A Guerra das Salamandras, de Karel Čapek (2010);
  • Trens Rigorosamente Vigiados de Bohumil Hrabal (1965);
  • O poder dos impotentes; Missões Noturnas; Contos de Malá Strana, de Jan Neruda (1877);
  • Fábrica de Robôs, de Karel Tchapek e Vera Machac (2011); The Shit Burns, de Petr Šabach (1994); O Lago, de Bianca Bellová (2016)



Um blog sobre: Política, empregos , economia e famosos

0 Response to "Viagens virtuais: conheça o mundo sem sair de casa"

Postar um comentário

Deixe sua opinião


Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

loading...

Iklan Tengah Artikel 2

loading...

Iklan Bawah Artikel 600