loading...
XP lança fundo focado em liderança feminina

XP lança fundo focado em liderança feminina


Portfólio do produto, que destinará 100% dos recursos ao mercado de ações americanos, inclui gigantes como Pay Pal, Visa, Netflix e Johnson e Johnson


Os chamados investimentos com propósito estão ganhando espaço em uma sociedade que valoriza cada vez mais empresas com boas práticas socioambientais e de governança. 

Reflexo desta realidade é o leque crescente de produtos de investimentos desenhados para possibilitar aportes que tragam retorno e, ao mesmo tempo, carreguem uma estratégia de valor para a sociedade. 

A mais nova iniciativa do mercado brasileiro é o fundo “Trend Lideranças Femininas”, lançado pela XP Inc. 

 A arquitetura desenhada para o produto permite que o investidor de varejo tenha acesso ao mercado de ações americano, com aportes em empresas que valorizam lideranças femininas. A busca por igualdade de gênero também é estimulada localmente, parte da taxa de administração destinada ao Instituto As Valquírias, que qualifica mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Na própria XP, temos um Coletivo que adota iniciativas que deem mais equidade de gênero no ambiente de trabalho e com pouco tempo de atuação já temos resultados. 

O fundo lançado é outro passo da XP nesta jornada, não será o último”, comenta Marta Pinheiro, sócia-diretora de ESG da XP. 


 A executiva se refere ao compromisso da empresa de elevar o número de mulheres no ambiente. Em julho e agosto, 40% das contratações na XP foram de mulheres, um recorde interno. “Passamos de 22% para 22,5% de mulheres na empresa, pode não parecer muito, mas é um bom começo.” Beatriz Vergueiro, head de produtos ESG da XP, acrescenta que a proposta é colaborar para mudar esta realidade e, ao mesmo tempo, oferecer ao investidor um produto atrativo.

 “O fundo permitirá o acesso a ações de empresas globais, que admiramos e que já avançaram na diversidade de gênero”, comenta Beatriz, citando papeis do fundo como PayPal, no Brasil sob o comando da CEO Paula Paschoal, Netflix, que tem Bozoma Saint John como diretora de Marketing e a Johnson & Johnson, com quatro diretoras abaixo do CEO. 

 Estratégia 

O fundo “Trend Lideranças Femininas” é um multimercado, mas que replicará a performance do ETF (Exchange-traded fund) denominado SHE, criado nos EUA pelo State Street Global Advisors. “Basicamente, é um fundo que acessa um fundo listado na Bolsa americana que segue um índice de diversidade de gênero”, resume José Tibães, head de Fundos de Investimento da XP Inc, acrescentando que é mais um produto da família Trend (fundos indexados). 

Recentemente, a XP lançou fundos Trends de Bolsa Chinesa, de Bolsa Americana e de Tecnologia. O ETF tem como base o índice SSGA Gender Diversity Index, composto por ações de empresas americanas que façam parte do grupo das mil maiores da bolsa com critérios que consideram a proporção de mulheres no conselho de administração e em cargos executivos (vice-presidente sênior ou superior) de 11 setores. 

São escolhidas as companhias com as maiores proporções de mulheres nos cargos executivos, ponderados por setor para que tenha diversificação. O resultado é um portfólio com 168 companhias, revisado anualmente. “Na escolha do fundo selecionamos um com relevância, com mais de US$ 133 milhões, ou R$ 700 milhões, em patrimônio. 

Está no mercado americano desde 2016 e vem entregando, nos últimos 3 anos, 8,8% de retorno anualizado”, afirma José Tibães.

Acesse esse e outros fundos. Abra uma conta gratuita na XP.



Um blog sobre: Política, empregos , economia e famosos

0 Response to "XP lança fundo focado em liderança feminina"

Postar um comentário

Deixe sua opinião


Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

loading...

Iklan Tengah Artikel 2

loading...

Iklan Bawah Artikel 600