Pierre Cardin um visionário morre aos 98 anos

Pierre Cardin um visionário morre aos 98 anos

Pierre Cardin um visionário morre aos 98 anos

“ Para criar roupas que vistam tanto a Duquesa de Windsor quanto os zeladores. "

O estilista ítalo-francês Pierre Cardin morreu aos 98 anos de idade, anunciou nesta terça-feira (29) a família para a agência “AFP”. A causa do falecimento não foi informada, apenas que ele estava internado no hospital Neuilly, em Paris.   

Pierre Cardin um visionário morre aos 98 anos
“É um dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está entre nós. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando para a França e para o mundo um patrimônio artístico único na moda, mas não só isso. Nos orgulhamos da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida”, diz a nota da família, destacando o “homem moderno de muitos talentos e energia inesgotável”.  
 

Pioneiro da moda mundial em muitos sentidos, Cardin nasceu na Itália em 1922, mas foi morar na França ainda criança. O estilista começou a desenhar já aos 14 anos e, antes de criar uma grife com seu nome, na década de 1950, trabalhou para outras maisons de luxo da França, como a Christian Dior.   

Conhecido por usar um estilo futurista e geométrico, redesenhando a moda francesa do pós Segunda Guerra Mundial, a grife está hoje presente em 140 países do mundo e vai muito além das roupas: suas licenças de uso englobam de bicicletas a colchões, de cigarros a cortinas.   

Cardin também é considerado o primeiro estilista de alto luxo a desenhar uma coleção “prêt-a-porter”, uma linha de roupas “pronta para vestir” para um público não atendido pelas grifes à época. Foi criticado por “popularização”, mas seu gesto foi seguido nos anos seguintes por praticamente todas as grandes maisons.   

Além disso, foi o primeiro a considerar os mercados asiáticos da China e do Japão, bem como a Rússia, como de alto interesse para a moda de luxo. Em janeiro deste ano, sua vida e trajetória na moda foi alvo de um documentário “House of Cardin”, que mostrava o estilista plenamente ativo mesmo quase centenário.   

“Não sou do tipo que se contenta com o que já foi feito e aceito. Eu estou feliz com o presente, mas nunca dou meu trabalho como terminado”, diz Cardin em uma das passagens do documentário. (ANSA).

Nasceu Pietro Cardini, em 1922, no seio de uma família de camponeses venezianos. Arruinada pela Grande Guerra, ela se mudou para a França, onde a criança teve que enfrentar insultos devido ao seu status de imigrante. O “ macarrão sujo ” dá-lhe o sabor da vingança: “ Tornou-me ambicioso ”, admitiu. Durante a ocupação, Cardin aprendeu a cortar com um alfaiate em Vichy, lidava com números enquanto era contador na Cruz Vermelha. E já acredita duro como ferro na grandeza de seu futuro: um clarividente lhe havia dito que seu nome flutuaria em todo o mundo ...

O homem com 850 licenças, 500 fábricas, 200.000 pessoas que empregou direta ou indiretamente no mundo, não se esquivou do prazer de evocar seu sucesso. Com aquela voz particular, cujo fluir era tão vivo quanto sua mente, ele disse com a malícia do ator que gostaria de ser o fabuloso destino de Pierre Cardin.




Um blog com notícias selecionadas para você

0 Response to " Pierre Cardin um visionário morre aos 98 anos"

Postar um comentário

Deixe sua opinião


Amazon

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel 600