Parceiro

Type Here to Get Search Results !

Brasileira recebe prêmio cultural da Igreja Católica alemã

0

Brasileira recebe prêmio cultural da Igreja Católica alemã
Dançarina Lia Rodrigues, da Companhia de Dança formada por moradores de favelas do Rio de Janeiro, receberá distinção por "realizações extraordinárias na interseção da cultura e da religião".

© Lia Rodrigues/Companhia de Danças Em suas peças, Lia aborda

A dançarina e assistente social brasileira Lia Rodrigues receberá o Prêmio Arte e Cultura 2021 na categoria dança, concedido pela Conferência dos Bispos Alemães e pelo Comitê Central de Católicos Alemães (ZdK). Esta é a primeira vez que o prêmio é conferido nesta categoria.

Segundo o júri, Lia se destacou por "realizações extraordinárias na interseção da cultura e da religião". Na cerimônia de premiação, em 28 de setembro próximo, o discurso de louvor será proferido pelo diretor-geral da Deutsche Welle, Peter Limbourg.

Ativista contra a discriminação

A artista e sua Companhia de Dança das favelas do Rio de Janeiro dançam com "raiva e ternura contra o totalitarismo e pela humanidade", anunciou na quarta-feira (21/07) em Bonn a Conferência dos Bispos Alemães. A premiada se vê como uma "dissidente artística e ativista contra a discriminação cotidiana no Brasil".

O prêmio dotado de 25 mil euros é a mais alta premiação da Igreja Católica no setor cultural. Ele vem sendo concedido a cada dois ou quatro anos, de forma alternada, desde 1990.

Lia é uma das iniciadoras do Centro de Artes, que fica na favela da Maré

© Getty Images/AFP/V. Almeida Lia é uma das iniciadoras do Centro de Artes, que fica na favela da Maré

Rodrigues fundou a companhia de dança inicialmente para dançarinos formados em academias, mas em 2004 a abriu para dançarinos talentosos das favelas. Ela iniciou o Centro de Artes da Maré e a Escola Livre de Dança, onde todos os dançarinos treinam e ensaiam juntos.

A pandemia de covid-19 atingiu especialmente as favelas brasileiras e também a companhia de dança de Rodrigues. "O dinheiro do prêmio pode ajudar a compensar várias apresentações internacionais canceladas e a preparar novas produções para o pós-epidemia", disse Lia Rodrigues.




Um blog com notícias selecionadas para você

Postar um comentário

0 Comentários

Top Post Ad

Below Post Ad