". Contra o preconceito e a tirania; o bom combate

Parceiro

Type Here to Get Search Results !

Contra o preconceito e a tirania; o bom combate

0

Contra o preconceito e a tirania; o bom combate

(Boa leitura e bom final de semana a todos)

'Patriotism is the last refuge of a scoundrel' (patriotismo é o último refúgio dos canalhas) é uma frase famosa atribuída ao poeta e escritor inglês Samuel Johnson (1709-1784), um dos mais influentes pensadores do século XVIII.

Sendo ou não de Johnson, o enunciado é de uma assertividade ímpar. Em nome da pátria, ao longo dos milênios, facínoras e tiranos guerrearam, subjugaram e dizimaram povos inteiros, para, ao final, chafurdarem na lama nacionalista.

Mas a vilania dos tiranos não restringiu sua crueldade ao solo natal, não. A religião sempre foi usada como instrumento de caça por autoproclamados representantes de Deus, de Alá ou o nome que queiram dar à divindade preferida.

Conquistar terras e riquezas, em nome do próprio império, foi a rotina durante séculos na Europa e Ásia. Com o passar dos anos, o eixo da morte se deslocou para outro motivo: as religiões. Hereges e infiéis deveriam ser dizimados.

Hitler criou e difundiu o nazismo pela Europa e, em nome do nacionalismo alemão e da mais pura 'raça' humana, a ariana, matou mais de 6 milhões de judeus, além de ciganos, negros, deficientes físicos e mentais e, sim!, homossexuais.

Vagabundos e covardes invocam escrituras sagradas para sustentarem racismo, xenofobia, ideologia política e, é claro, homofobia. Islâmicos terroristas juram que Alá mandou atirar os judeus no mar: 'está no Alcorão'. Onde, seus cretinos?

Não há qualquer razão para ofender, discriminar e até mesmo criminalizar (sim; há penas para quem é homossexual em alguns países, inclusive pena de morte) a homossexualidade em nome de terceiros, seja um padre, xamã, rabino ou pastor.

Assim como o fim da escravidão não acabou com o trabalho escravo e o racismo, a derrota da Alemanha não acabou com o nazismo e nem a Itália com o fascismo.

O bolsonarismo reinante no Brasil absorve todos esses "ingredientes". Nazismo, fascismo, homofobia, machismo, misoginia, etc. Basta ir à página de qualquer bolsomínio e encontrará algum desses "argumentos e ofensas", a uma minoria ou segmento.

Combater isso é tarefa de cada um dos democratas e pessoas de boa índole. Educação, cultura e informação. Estudar fundo a História e as lutas daqueles que ao longo do tempo, lutaram contra todas essas tiranias e preconceitos.

Esse é o caminho, sempre vigilantes e combatendo o bom combate.

 


Um blog de notícias. Tudo sobre política, economia, saúde, justiça, comportamento, entretenimento. Confira os fatos relevantes em tempo real. Notícias selecionadas para você

Postar um comentário

0 Comentários

Top Post Ad

Below Post Ad